15 de maio de 2010

Fotos 3D: efeito dispensa o uso de óculos

A técnica é chamada de “estereoscopia” e consegue reproduzir as três dimensões na tela do seu computador.
Se você pensa que as imagens em 3D foram inventadas recentemente por meio de ferramentas super avançadas, saiba que está enganado. Os primeiros registros de experimentos com fotos em três dimensões surgiram em 1840. A tática utilizada pelo inventor era a seguinte: fotografar o mesmo objeto com duas câmeras simultaneamente, e visualizá-las bem de perto com uma espécie de binóculo especial. O binóculo faz com que cada olho enxergue apenas uma imagem, e o resultado é essa sensação de profundidade.

Essa técnica é chamada de “estereoscopia”. Com o uso do computador ela ganhou movimento e um formato mais convincente. Os binóculos de antigamente foram aposentados e agora um GIF animado contendo as duas imagens sobrepostas consegue enganar o cérebro facilmente. Esse processo é a ilusão de uma imagem 3D a partir de um par de fotos em duas dimensões.

O site aqui indicado, por exemplo, reúne diversas fotografias antigas do Japão que foram transformadas em 3D. Apesar de simples, o efeito realmente dá a sensação de profundidade nas imagens. E há muitos outros exemplos publicados em diversos sites pela web. A foto do menino brincando no balanço é uma das mais bem feitas que encontramos.

Outra imagem que chama a atenção pelo grau de realismo é esta aqui: o movimento de estereoscopia dá a impressão de que a água da piscina realmente está espirrando para os lados.

Se você gostou desse tipo de foto, acesse os links acima e veja mais exemplos. E separamos também um vídeo no qual ensinamos você a fazer um GIF animado.

Fonte:

14 de maio de 2010

Media center: TV e computador unidos na sua sala.

Descubra tudo o que ele pode te oferecer.


TV e Internet, duas mídias que caminham cada vez mais juntas. Uma recente pesquisa da Nielsen revela que, nos Estados Unidos, 60 por cento das pessoas que assistem televisão também ficam conectadas à rede, com um olho em cada tela. Então... por que não facilitar a vida dessa turma e unir os 2 equipamentos, TV e computador, em um só? É este o conceito dos media centers.

"Hoje em dia, muito conteúdo da internet é mais compatível com o sofá, com a TV, do que com o desktop do notebook. As vezes, é muito mais interessante você assistir um vídeo do YouTube na TV, do que no desktop e essa tendência faz com que a demanda  por um  media center apareça", explica Vinicius Bastos, Proprietário da Munddo Media Center .

Mas não é só isso. Os media centers são computadores especiais, com alguns elementos que fazem toda a diferença na sala da sua casa. A refrigeração é silenciosa para evitar que o equipamento faça mais barulho que o próprio filme. O design é desenvolvido com mais cuidado para que ele combine com a sua sala. O teclado é sem fio, com um trackpad, para que você consiga mexer no PC mesmo sentado no sofá. E a placa de vídeo permite que o sinal da TV aberta ou mesmo da TV a cabo entrem no PC. Dessa forma, é possível gravar qualquer programa diretamente no disco do seu computador.

Media Center não é um produto barato. O equipamento, sozinho, custa em média 5 mil reais, fora os projetos de áudio, arquitetura e afins. O mais interessante é que tudo isso nada mais é do que a utilização inteligente e bem acabada de aplicativos e produtos que você já deve ter à disposição na sua casa.

A grande maioria das versões do Windows Vista e do Windows 7 trazem este software, o Windows Media Center. Reconhece? É ele que você acabou de ver na tela do equipamento que mostramos. E nada impede que você carregue o seu próprio laptop ou o seu próprio PC até perto da TV e faça a ligação entre os dois, criando assim uma espécie de media center improvisado na sua casa.

Não fica bonito como os outros e muitas vezes você nem vai conseguir a mesma qualidade de som e imagem, mas aqui vai uma dica. Todo laptop ou desktop tem esta saída, a VGA. Os mais novos já têm a saída HDMI. As duas servem para você ligar o PC à TV, e a diferença entre elas é que só a HDMI consegue transferir vídeos em alta definição. Também é possível dar uma melhorada no áudio.

Você pode pegar qualquer caixa de som e plugá-la na saída de fone de ouvido do PC.
Este será o resultado: a imagem e o som do computador ampliados em uma tela grande e em caixas de som mais potentes.

"Na televisão Full HD, você quer ter a imagem Full HD e o computador te dá essa tarefa. A única coisa que você vai precisar é de um teclado, sem fio, pra você poder usar o aparelho no colo", diz Vinicius Bastos.

Gastar uma grana alta e fazer algo bonito ou lançar mão do que já tem em casa e satisfazer a vontade de juntar os 2 equipamentos? Bom... existe no mercado uma terceira solução, que fica no meio do caminho entre as que já mostramos até aqui. É o chamado Media Player. A caixinha é esta aqui, parece um decoder de tv a cabo. Dentro dela, um HD convencional armazena todas as informações de mídia que você quiser: áudio, vídeo ou fotos.


A capacidade pode chegar a até 2 tera, o que é capaz de guardar até 2 mil filmes em alta definição. E você consegue transferir tudo do seu PC para ele via rede wireless. É como se fosse um HD externo acoplado à sua TV, com entrada USB, de vídeo e de cartão de memória. E tem um outro detalhe: ele é capaz de se conectar a serviços de torrent e baixar conteúdo da internet sem a necessidade de um computador. O valor? Por volta dos 1500 reais.


Agora não tem mais desculpa. Se você é um cara conectado, estão aí várias maneiras de fazer com que a sua TV e o seu computador fiquem ainda mais próximos. E logo abaixo dessa matéria, você encontra uma outra matéria que te mostra as possibilidades que as duas mídias, juntas, podem te proporcionar. Tem gente que se especializou, inclusive, em escrever blogs que comentam, ao vivo, filmes, séries e shows na TV! E isso está valendo até dinheiro e muita diversão.

Fonte:
Olhar Digital