27 de março de 2010

Banco do Brasil permite saque por SMS



Cartão de banco é coisa do passado. A partir da semana que vem, correntistas do Banco do Brasil poderão fazer saques de até R$100 enviando uma simples mensagem SMS. A instituição acredita que esta seja uma boa forma de permitir retiradas em caso de roubo ou situações difíceis. 

Para utilizar o serviço, é necessário fazer um cadastro nos terminais de auto-atendimento da instituição ou através do site do Banco do Brasil. Um código será informado, também via SMS, e  este será o número que o usuário precisará digitar na máquina para resgatar o dinheiro. 

Fonte:
Olhar Digital

26 de março de 2010

Revista - DicasInfo – Pendrive-se – Ed. 73




O mundo no pen drive
Prontos para o dia a dia
Pen drives muito loucos
Estão faltando portas?
O Ubuntu vai no chaveirinho
Mande o WIndows 7 para o notebook
Cuidado, é falso!
Seu pen drive pode muito mais
O escritório vai com você
Consulte a agenda
Kit de sobrevivência
Sincronize os arquivos
Dispense o PC pra imprimir
e muito mais…

DicasInfo – Pendrive-se – Edição 73


Fonte:
Feedburner

25 de março de 2010

Canais de Marte apresentam origem duvidosa.

 

Crédito: Bleacher Jacob.
Detalhes do canal Ascraeus (em vermelho), enovelados em toda a superfície de Marte. As inserções nas caixas-pretas mostram close-ups de algumas das estruturas em que a lava pode formar-se: À esquerda, canais ramificados, no meio um canal serpenteando e à direita, respiradouros sem raízes. As aberturas de raízes também são marcadas por manchas amarelas na imagem principal.

Imagens feitas da órbita de Marte mostram um imenso sistema de leitos de rios e cânions gravados pela água. Ou talvez não. Um novo estudo de um canal mostra que foi formado pelo fluxo de lava e não água, e os resultados concluem fortemente que "fluxos de lava podem produzir canais que se parecem muito com os gerados com o recurso da água", disse Jim Zimbelman, um dos pesquisadores da Smithsonian Institution em Washington.
"Assim, não devemos saltar para uma conclusão de antiga presença de água quando vermos estes canais em outros planetas". 

Crédito da imagem - ESA.
Se os canais de Marte foram formados por água ou por lava tem sido motivo de discussão há anos, pensando-se em influenciar a idéia da probabilidade de encontrar vida ali. Imagens de várias sondas em Marte revelaram detalhes que assemelham a erosão do solo pela água: terraceamento das paredes do canal, a formação de pequenas ilhas em um canal, juntando canais em becos sem saída e canais que se ramificam trançando e reconectando-se ao ramo principal.
 

"Pensa-se que é uma evidência clara de erosão fluvial em Marte", diz Jacob Bleacher, da Goddard Spaceflight Center, que apresentou os resultados no Lunar and Planetary Science Conference,  na primeira semana de março de 2010.
O fluxo de lava geralmente cria grandes canais abertos, tais como os comumente visto no Havaí. Mas um olhar detalhado em ambos os canais de Marte e do Havaí derramam uma nova luz sobre a formação de canais e outros recursos em Marte.
 
LRO em órbita lunar. Crédito: NASA
A equipe de pesquisadores realizou um estudo cuidadoso de um canal único no flanco sudoeste do vulcão de Marte, Ascraeus Mons, um dos três vulcões agrupados coletivamente chamado de Montes Tharsis. Para reunir imagens que cobrem mais de 270 km (~ 168 milhas) deste canal, a equipe se baseou em imagens de alta resolução a partir de três câmaras com a Thermal Emission Imaging System (THEMIS), o contexto Imager (CTX) e do Alto / Super Resolução Stereo Cor (HRSC) gerador de imagens, assim como os dados anteriores do altímetro a laser da órbita de Marte (MOLA). Esses dados dão uma visão mais detalhada da superfície do que o disponível anteriormente.
 

Porque o líquido que se formou neste e em outros canais do Ascraeus Mons há muito se foi, a sua identidade tem sido difícil de deduzir, mas os indícios visuais na fonte do canal parecem apontar para a água. Estes indícios incluem pequenas ilhas, canais secundários que se ramificam e se juntam a um canal principal e barras de erosão no interior das curvas dos canais.
 
A região de Tharsis, incluindo os três vulcões Arsia, Pavonis e Ascraeus Mons, bem como o Olímpicos Mons, no canto superior esquerdo.
Crédito: NASA / Jet Propulsion Lab

Mas na outra extremidade do canal, e não numa área claramente vista antes, a equipe encontrou uma crista que parece ter fluxos de lava que sai dele. Em algumas áreas, "o canal é realmente coberto, como se fosse um tubo de lava, e alinhados ao longo desta, vemos várias aberturas sem raízes", ou aberturas onde a lava é forçada para fora do tubo e cria estruturas pequenas, explica ele. "Estas características não formam canais esculpidos na água", observa ele. Bleacher argumenta que, tendo uma extremidade do canal formado por água e outra extremidade por lava é uma combinação "exótica". Mais provavelmente, pensa ele, todo o canal era formado por lava.


Mauna Loa. Crédito da imagem: USGS

Para descobrir que tipos de recursos a lava pode produzir, Bleacher, Zimbelman e Brent W. Garry examinaram 51-km (~ 32 milhas) de fluxo de lava da erupção de 1859 do Mauna Loa, na Ilha Grande do Havaí. Seu foco principal era uma ilha de quase um quilômetro de comprimento no meio do canal; Bleacher diz que esta é muito maior do que as ilhas normalmente identificados no fluxo de lava. Para o levantamento da ilha, a equipe usou o GPS diferencial, que fornece informações sobre a localização interna com cerca de 3 a 5 centímetros (1,1 a 1,9 polegadas), em vez da medição externa de 3 a 5 metros (9,8-16,4 pés) que o GPS de um carro pode oferecer.

"Descobrimos que as paredes em forma de terraço no interior destes canais, canais que saem e simplesmente desaparecem, canais que retornam para o principal, e paredes verticais de 9 metros (~ 29 pés) de altura," diz Bleacher, "foram formados apenas por fluxo de lava, pois encontramos a maior parte dos recursos que foram considerados como diagnóstico de água, esculpidos nos canais de Marte."


Créditos NASA - image of Mars

Outra evidência de que tais características podem ser criados por fluxos de lava vieram da análise de uma imagem detalhada dos canais da Imbrium Mare, uma mancha escura sobre a lua que é realmente uma grande cratera cheia de antigas pedras de lava. Nesta imagem, os investigadores também encontraram canais com paredes em terraços e ramificação de canais secundários.

"A conclusão é que a lava, provavelmente, esculpiu os canais em Marte ", não só tem implicações para a evolução geológica do Mons Ascraeus mas também toda a região Tharsis, uma região vulcânica" diz Andy de Wet, um co-autor na Faculdade Franklin & Marshall, em Lancaster, Penn. "Também pode ter algumas implicações para o suposto envolvimento generalizado de água na evolução geológica de Marte." Leia mais.


Fontes:
NASA - Canais de Marte provavelmente feitos de lava.
Universe Today / Science / Mars
Monte Tharsys - uma visão detalhada de Marte
NASA Goddard Center
 
Redação:
Nancy Atkinson - Universe Today
Elizabeth Zubritsky - NASA Goddard Space Flight Center
 

Editorial:
Mariangela Ghirotti: pesquisa, tradução e edição final.
 

Matérias complementares:
Vulcões
Características da Lua e imagens.
Erupções vulcânicas - uma comparação.
As erupções vulcânicas de Mauna-loa.
Fluxos de lava e formação geológica.
Spaceflight - descritivos e imagens.

24 de março de 2010

Publique suas próprias construções 3D no Google Earth

Google Building Maker



O mais novo recurso do Google Earth te transforma em um arquiteto ou um engenheiro. Agora, você pode selecionar imagens que aparecem nas fotos de satélite, copiar suas formas e recriá-las em outro lugar. 50 cidades já possuem essa ferramenta. Para brincar, basta que você tenha a mais nova versão do Google Earth instalada em seu computador. As montagens podem ser salvas online. As melhores são analisadas pelo pessoal do Google e podem ser até publicadas com os devidos créditos.

Para baixar a mais nova versão do Google Earth, é só clicar aqui.
Fonte:
Olhardigital

23 de março de 2010

Monitores 3D estarão à venda no Brasil em abril.



A LG apresentou hoje sua linha de TVs prontas para reproduzir conteúdos em terceira dimensão. São quatro séries que contemplam nove modelos com o sistema de transmissão "ativo", em que um emissor de raios infravermelhos, conectado a uma porta especial do televisor, envia o sinal estereoscópico para os óculos 3D com tecnologia ativa. Esses óculos possuem um sistema que alterna a opacidade das lentes à medida em que as imagens mudam no televisor. Esse processo é tão dinâmico que a mente não detecta as lentes piscando que, sincronizadas à ação na tela, causa o efeito tridimensional. A empresa espera ter estes equipamentos à venda a partir de abril no Brasil. Ainda no mundo 3D, a empresa também anunciou um monitor para computador e um projetor, ambos com suporte para a tecnologia.

A LG também anunciou outros 140 equipamentos que farão parte de seu porfolio brasileiro este ano. Notebooks e TVs de LED superfinos são tendência, assim como tecnologias que proporcionam convergência, conectividade, inovação e usabilidade. Celulares modernos com dual SIM serão fabricados pela empresa, e TVs com tecnologia wireless deverão fazer parte do dia-a-dia do brasileiro a partir de agora.


Fonte:
Olhardigital

22 de março de 2010

Livro - A Cruzada do Ouro – David Gibbins - vol.02.

(Trilogia David Gibbins – Volume 02)
Categoria: Juvenil

O experiente arqueólogo Jack Howard está de volta. Nas águas da Turquia ele procura os tesouros perdidos durante as cruzadas entre os quais uma preciosa menorá – o candelabro que é símbolo da fé judaica – de ouro maciço. Mas o que ele descobre é algo bem diferente…
Lutando contra o relógioJack Howard arrisca a vida para decifrar segredos que podem mudar a história. A Cruzada do Ouro combina fato e ficção num thrillrer que vai fazer você repensar tudo o que aprendeu. 
A Cruzada do Ouro – David Gibbins
Tamanho: 680kb -  Formato: doc
Fonte:
E-books Grátis
Créditos: Lucia Garcia

21 de março de 2010

TVs 3D estão chegando à sua sala em Abril


Mal o mundo se acostumou com as imagens em alta definição, já vêm os fabricantes chegando com algo novo agora, eles querem levar o 3D para a sala da sua casa. E não duvide – eles vão conseguir! Os primeiros televisores que exibem as imagens tridimensionais já chegaram por aqui. E até o fim do ano, uma operadora de TV a cabo promete lançar o primeiro canal 3D do país. O primeiro teste foi feito durante o Carnaval. Telas 3D foram espalhadas por pontos estratégicos do Rio, e os convidados puderam acompanhar tudo o que estava acontecendo no Sambódromo de uma maneira especial.

"É uma transmissão ainda experimental, mas que deve acontecer a ganhar mais peso a partir do aumento da disponibilidade de conteúdos em 3D, que está começando a acontecer pelos estúdios de Hollywood. Avatar é um exemplo, mas todos os grandes lançamentos deste ano em Hollywood já vêm com uma versão em 3D também. E a própria produção de grandes eventos em 3D, como a própria Copa do Mundo de 2010, a Fifa já anunciou que algumas partidas do mundial que vai acontecer na África do Sul também serão produzidas no formato de 3D", explica o diretor de Produtos e Serviços da NET, Márcio Carvalho.

A imagem 3D ocupa duas vezes mais espaço de banda que a imagem comum. Isso porque o sistema precisa emitir 2 imagens ao mesmo tempo, uma para cada olho. Por isso, a imagem 3D também é chamada de imagem estéreo. A operadora afirma que já possui estrutura para oferecer vários canais em 3D – só precisa que as emissoras efetivamente comecem a produzir no formato. 

Na verdade, todo material em 2D pode ser convertido em 3D. Bastam algumas fórmulas e efeitos para que a imagem seja levemente deslocada para o lado e, assim, os óculos especiais conseguem filtrar e dar profundidade aquilo que você vê. Mas isso não é o ideal, e vai oferecer um resultado muito inferior àquele que você deve ter visto no filme "Avatar", por exemplo. Aqui, James Cameron utilizou equipamentos especiais, desde uma câmera como esta aqui, com duas lentes, até equipamentos de edição que trataram luz, coloração e profundidade de forma adequada. Não é à toa que o filme fez tanto barulho e sucesso entre público e crítica.

Para que você veja o 3D na sua casa, é preciso comprar uma TV 3D. Existem modelos que dispensam o uso dos óculos, mas por enquanto, o resultado não é tão satisfatório quanto as que precisam deles. Existem 2 tipos de tecnologia: a passiva, que tem óculos que simplesmente filtram a imagem exibida na tela; e a ativa, que possui óculos que conversam com a TV o tempo todo. Eles abrem e fecham determinadas posições da lente nos momentos exatos em que a TV está exibindo aquilo que é específico para um olho ou para o outro.

"Um óculos do tipo ativo produz um resultado melhor, mas em contrapartida, são equipamentos mais caros, então para uma exibição de grande massa, como acontece num cinema, esses óculos já não oferecem um custo x benefício adequado", conta o coordenador do laboratório de Processamento Gráfico do Mackenzie, Luciano Silva.

Pode esperar: o universo das imagens 3D estará na sua casa mais cedo do que você imagina. Canais por assinatura e, principalmente, estúdios de Hollywood já estão produzindo material. E se você ficou curioso, que tal experimentar vídeos 3D já, na tela do seu computador? Então acesse agora os links do início da matéria. A gente separou para você uma série de vídeos que te mostram como visualizar e até produzir conteúdo em três dimensões na sua casa! Vai lá!

Links relacionados a esta matéria:
Impressora 3D é capaz de se auto-reproduzir!
Tela 3D sensível ao toque
A evolução das telas 3D
Filmes 3D: a nova mania da indústria do cinema
O Youtube, agora, também é 3D!
Filmes 3D na sua casa? É pra já!
Fotos 3D: efeito dispensa uso de óculos


Fonte:
Olhardigital