5 de junho de 2010

IBM desenvolve chip de transmissão por luz

Chip usa luz para transferir dados em até 40 gigabits


A IBM criou uma tecnologia capaz de transferir informação em alta velocidade usando pulsos de luz no lugar de sinais elétricos. Divulgado na última quarta-feira, 03/03, o fotodetector nanofotônico avalanche tem grande rapidez e permite avanços na computação com a utilização de 20% a menos de energia que outros equipamentos.

A transmissão de dados alcança até 40 gigabits por segundo e utiliza suprimento de energia de 1.5 volt (o mesmo que uma pilha AA). O transporte dos sinais é feito por circuitos de silício, ao contrário dos sistemas atuais que usam fios de cobre.

Os pesquisadores pretendem criar uma interconexão óptica no chip para permitir o desenvolvimento de computadores com desempenho de exaflops, que equivale a 1.000.000.000.000.000.000 flops. Isso permite criar equipamentos até 600 vezes mais rápidos que o PC considerado o mais rápido do mundo atualmente, que alcança 1.75 petaflops ou 0.0175 exaflops.


A declaração foi decorrente de um estudo feito pelos cientistas Fengnian Xia, Yurii Vlasov e Solomon Assefa, onde foram utilizados pequenos circuitos de silício e germaninum. O objetivo foi utilizar pulsos de luz na transmissão de dados no lugar de sinais elétricos que percorrem os fios de cobre dos chips.

Segundo os cientistas, o aparelho utiliza o chamado "efeito avalanche" que ocorre no germaninum, onde os pulsos de energia liberam parte da carga, que por sua vez irá liberar outras, sucessivamente. Dessa forma, o sinal é amplificado.

O mecanismo para detectar sinais luminosos não é pioneiro, mas é o mais veloz da categoria: 40Gbps e, simultaneamente, multiplica os sinais em dez vezes.

Fonte:
Olhar Digital

4 de junho de 2010

O Espiritismo e os Sonhos - parte 2/2




Martins Peralva
, em seu livro 'Estudando a Mediunidade', no capítulo XVII, descreve três tipos de sonhos: comuns, reflexivos e espíritas. De acordo com Peralva, os sonhos comuns são "aqueles em que nosso Espírito, desligando-se parcialmente do corpo, vê-se envolvido e dominado pela onda de imagens e pensamentos seus e do mundo exterior, uma vez que vivemos num misterioso turbilhão das mais desencontradas ideias". Neste caso, os sonhos seriam a resultante das atividades cerebrais do indivíduo.


Como sonhos reflexivos, Peralva categoriza aqueles em que "a alma, abandonando o corpo físico, registra as impressões e imagens arquivadas no subconsciente e plasmadas na organização perispiritual". Este caso é uma variante do primeiro, com a diferença que os elementos constitutivos da recordação onírica são decorrentes das experiências do Espírito, independente das suas memórias orgânicas. Já nos sonhos espíritas, "a alma, desprendida do corpo, exerce atividade real e afetiva, facultando meios de nos encontrarmos com parentes, amigos, instrutores e, também, com nossos inimigos, desta e de outras vidas".

Esta classificação está de acordo com as respostas dadas pelos Espíritos Benfeitores à Allan Kardec em 'O Livro dos Espíritos', além das próprias ponderações do Codificador. Logo na questão 401, a Espiritualidade informa que durante o sono, o Espírito "percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos", dando-nos conta da possibilidade dos sonhos espíritas. Esta possibilidade é ampliada na pergunta 402, quando afirmam ter o Espírito a capacidade de "lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro". E Kardec completa: "os sonhos são o produto da emancipação da alma (...) Daí também a lembrança que retraça na memória os acontecimentos verificados na existência presente ou nas existências anteriores" (comentários de Allan Kardec à questão 402).

Kardec trata também dos sonhos denominados "comuns", destacando que nem sempre lembramos daquilo que vimos durante o sono, apontando como causa deste esquecimento o pouco desenvolvimento de nossa alma. Em decorrência disso, com maior frequência temos sonhos desta natureza, resultado principalmente da "perturbação que acompanha a vossa partida e a vossa volta, a que se junta a lembrança do que fizestes ou do que vos preocupa no estado de vigília" (comentário de Kardec à questão 402).

Lembramos que esta classificação não é definitiva e apenas nos possibilita, didaticamente, compreender melhor este fenômeno tão importante. Cumpre ressaltar ainda que as lembranças que temos dos sonhos geralmente são fragmentárias, agregadas por cenas e situações vivenciadas durante a vigília. Mesmo os sonhos espíritas, resultado de nossa vivência no Mundo Espiritual, não são lembranças fiéis, uma vez que, mesmo dormindo, não nos desprendemos completamente de nossas ideias e preocupações.


Fontes:

Editorial:

Pesquisa e edição final:
Mariangela Ghirotti

3 de junho de 2010

Apple projeta iPhone que utiliza energia solar.

  

(Foto: Divulgação)
Fabricantes de aparelhos eletrônicos parecem querer tirar cada vez mais proveito da energia solar. Agora, foi a vez da Apple entrar com pedido de patente de um iPhone com bateria baseada em energia solar.
Diferentemente dos dispositivos de outras empresas que tiveram simplesmente alguns pequenos painéis solares acoplados, a empresa de Steve Jobs parece ter sugerido uma idéia um pouco mais elegante. De acordo com a patente divulgada, a companhia planeja colocar as placas coletoras de energia escondidas por baixo do display. Tudo para que o iPhone não fique muito diferente do que conhecemos hoje.

Uma das características que facilitou o projeto foi a mudança da parte traseira do smartphone para um material não metálico.
Veja abaixo exemplo do projeto patenteado pela Apple.
 
Apple registra patente para utilização de baterias especiais.
Esta tecnologia permitirá que iPhone e iPod funcionem com energia solar.
(Foto: Divulgação)

O iPod e o iPhone poderão funcionar no futuro com energia solar sem depender de cabos e energias não renováveis, graças a uma patente registrada pela Apple, e divulgada pela imprensa dos Estados Unidos. Segundo informações, a patente integra células fotovoltaicas em aparelhos eletrônicos portáteis com telas de LCD. A Apple não deu declarações sobre esta nova patente até o momento.

O texto do registro explica que "as células solares instaladas no aparelho fornecerão energia elétrica necessária para recarregar as baterias".

Concretamente, as células estariam localizadas sob as telas de LCD destes aparelhos, o que transforma o telefone celular iPhone, cuja superfície está ocupada quase totalmente por uma tela tátil, em um bom candidato para a aplicação desta nova tecnologia.


(Foto: Divulgação)
A integração de células fotovoltaicas solucionaria de uma forma ecológica os problemas de alto consumo de aparelhos eletrônicos portáteis, como os telefones celulares. A companhia, no entanto, não seria a primeira a experimentar a tecnologia.


Em 2007, o grupo americano Motorola desenvolveu uma tela para telefones celulares que permite a passagem de 75% da luz solar, o que possibilitaria a instalação de células fotovoltaicas debaixo dela.


Já a operadora de telefonia celular Vodafone anunciou em abril de 2008 planos para fabricar carregadores de celular que funcionariam com energia solar, dentro de seu projeto para reduzir em 50% suas emissões de CO2 até 2020.
Aguardamos novidades.

Fontes:


Leia também:
Blogs mostram como obter mais energia das baterias de iPods e Laptop

Navegador da Opera chega ao iPhone

Função multitarefa é destaque da nova versão do sistema operacional do iPhod

Apple apresenta novo sistema operacional para o iPhone nesta quinta

Editorial:
Pesquisa e edição final:
Mariangela Ghirotti.

2 de junho de 2010

O Espiritismo e os Sonhos - parte1/2

  


O Espiritismo não faz interpretação de sonhos. Eles reproduzem as impressões que o Espírito recebeu nos momentos em que se libertou do corpo físico e podem expressar ou não o que aconteceu nesses momentos. Por outro lado, os sonhos possuem uma importância, seja como mensagens do nosso inconsciente - registros desta ou de existência anteriores - ou como lembranças de experiências de nosso Espírito fora do corpo, no contato com outros Espíritos. No entanto, muito cuidado. Os sonhos precisam ser considerados como probabilidades e não certezas, pois podem simbolizar algo muito diferente ou até mesmo oposto daquilo que aparenta.



Os sonhos têm muitas causas e podem ser entendidos de muitas formas. Eles não precisam ser encarados como negativos e podem ser acolhidos, não em busca de interpretações definitivas, mas promovendo reflexões construtivas. Em casos em que o tipo de sonhos ou a repetição dos mesmos estejam causando medos ou ansiedade para o indivíduo, o recomendável é procurar um analista ou um grupo psicoterápico especializado no assunto.


Ressaltamos o alerta de Allan Kardec, que dedica o capítulo 8 de 'O Livro dos Espíritos' ao fenômeno da emancipação da alma, onde desenvolve um estudo sobre o sono e os sonhos. Questionando a Espiritualidade Superior sobre o significado dos sonhos, foi informando que eles "não são verdadeiros como entendem os leitores de sorte, pelo que é absurdo admitir que sonhar com uma coisa anuncia outra. Eles são verdadeiros no sentido de apresentarem imagens reais para o Espírito, mas que frequentemente, não tem relação com o que se passa na vida corpórea. Muitas vezes, ainda são uma recordação, outras, um pressentimento do futuro, se Deus o permite, ou a visão do que se passa no momento em outro lugar, a que a alma se transporta" (questão 404). Os Benfeitores amigos vão além e distinguem dois tipos de sonhos: aqueles que resultam de uma perturbação decorrente da partida e volta do Espírito durante a emancipação pelo sono, que mescla elementos da vida de vigília e aqueles que são lembranças de nossas atividades espirituais. E alertam: "procurai distinguir bem essas duas espécies de sonho dentre os que vos lembrais; sem isso, caireis em contradições e erros que serão funestos à vossa fé". (questão 402 de 'O Livro dos Espíritos').


André Luiz faz algumas considerações sobre o tema no livro 'Conduta Espírita' (psicografia de Waldo Vieira). No capítulo 30, com o título "Perante os Sonhos", alerta que devemos encarar com naturalidade os sonhos, sem nos preocupar aflitivamente com quaisquer fatos ou ideias que se reportem a eles. Ao invés de buscarmos interpretações complexas, identifiquemos sempre os objetivos edificantes das cenas e histórias percebidas nos sonhos. André Luiz alerta ainda que não devemos dar guarida às interpretações supersticiosas, principalmente àquelas que pretendam correlacionar os sonhos com jogos de azar e acontecimentos mundanos. Além disso, é preciso considerar que a grande maioria dos sonhos é resultado de reflexos psicológicos ou de transformações relativas ao próprio campo orgânico.


Por fim, lembremos André Luiz, que nos informa da necessidade de "preparar um sono tranquilo pela consciência pacificada nas boas obras, acendendo a luz da oração, antes de entregarmo-nos ao repouso normal" (do livro 'Conduta Espírita', capítulo 30). Orientação semelhante nos traz Martins Peralva, afirmando que "o esforço de evangelização de nossas vidas e a luta incessante pela modificação dos nossos costumes, objetivando a purificação dos nossos sentimentos, dar-nos-ão, sem dúvida, o prêmio de sonhos edificantes e maravilhosos, expressando trabalho e realização". (capítulo 27 do livro 'Estudando a Mediunidade').

Fontes:
EspíritanaNet - autoria: Adriana
(texto mantido na íntegra).


Editorial:
Pesquisa e edição final:
Mariangela Ghirotti.

1 de junho de 2010

Guia Quatro Rodas 1001 lugares para iTunes


Guia Quatro Rodas 1001 lugares é um guia turístico completo que cabe dentro do iPhone. Um aplicativo para celular perfeito para quem adora viajar.


Viajar pelo Brasil é uma das melhores experiências que existe. Em qualquer parte do país existem diferentes culturas, sabores, costumes e muito mais. Se você é daquelas pessoas que adora uma mochila, precisa conhecer o Guia Quatro Rodas 1001 lugares.


Guia Quatro Rodas 1001 lugares é um guia de viagem completo para levar dentro do iPhone, do iPod Touch ou, se a mochila for grande, dentro do iPad. São pontos turísticos, restaurantes, bares, praias e muito mais.


Depois de instalar o Guia Quatro Rodas 1001 lugares, você pode procurar lugares e pontos turísticos usando a ferramenta de buscas ou o índice alfabético. Outra possibilidade é selecionar a cidade ou região.


Assim, se for passar uns dias na Serra Gaúcha ou em alguma praia do Nordeste, basta encontrar a região no Guia Quatro Rodas 1001 lugares e aproveitar o melhor que existe em matéria de turismo. Imperdível para quem não perde a chance de dar uma escapada com a mochila nas costas.


Nota:
Por motivos técnicos, o link de download leva ao App Store do iTunes onde você pode fazer o download do programa diretamente para o seu iPhone, iPod Touch ou iPad.


Requisitos mínimos para Guia Quatro Rodas 1001 lugares:
  • Sistema: iPhone OS
  • Livre
  • Categoria: Viagem
  • Lançado em: 22 de maio de 2010
  • Version: 1.0
  • 12,7 MB
  • Idioma: Inglês
  • Loja: Editora Abril S / A
  • © Editora Abril S.A. | Guia Quatro Rodas
Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e IPAD. Requer o iPhone OS 3.0 ou posterior.



Séries completas de celulares:
  • iPhone OS 3.0
  • iPhone OS 3.0.1
  • iPhone OS 3.1
  • iPhone OS 3.1.2

Aparelhos compatíveis:
  • Apple iPad
  • Apple iPhone
  • Apple iPhone 3G
  • Apple iPhone 3GS
  • Apple iPod touch

Requisitos mínimos:

Prós:
  • Grátis e totalmente em português
  • Várias formas de buscar lugares
  • Conteúdo bastante completo
  • Permite marcar lugares já visitados

Contras : por enquanto, nada!


Download Guia Quatro Rodas 1001...


Mais iPhone Apps de Abril:


Veja aqui mais aplicativos sensacionais para o seu iTune.


Fonte:
Guia Quatro Rodas


31 de maio de 2010

Revista Aventuras na História Ed.81


  




INFORMAÇÕES DO ARQUIVO
Tipo: Revistas
Formato: RARPDF
Nº De Páginas: 68
Gênero: História
Ano De Lançamento: 2010
Tamanho do Arquivo: 18.85 MB
Hospedagem: Uploading | Rapidshare | Megaupload
Uploader: Roberto Dal Pont



Descrição: A vida na Idade Média – dos banquetes luxuosos à miséria fora dos castelos: o cotidiano da Europa dominada pelo cristianismo na Era das Trevas.
Matéria de 8 páginas repleta de infográficos reproduzindo os principais ambientes…

medievais relata como a Europa dividida em feudos foi controlada pela Igreja e por Nobres durante mil anos. A Idade Média moldou o continente que dominaria o planeta, mas a vida era dura. O texto traz detalhes e curiosidades sobre a rotina de padres, nobres e da esmagadora maioria camponesa.


Fonte:
Artbrasukas.org