17 de setembro de 2009

Desfragmentando seu PC.



Você sabe o que é MFT?

A MFT (Master Table File) apareceu quando o Windows começou a usar um tipo de partição que prometia ser invulnerável à fragmentação, a NTFS. É uma tabela que contém o índice de todos os endereçamentos físicos dos arquivos contidos no disco. Tal tabela é a interface entre a parte lógica e a física. Resumindo: quando um arquivo é solicitado ao sistema operacional, ele precisa encontrar o seu local exato no disco. Caso não existisse uma tabela de índice, a cada solicitação o sistema deveria varrer o disco para descobrir a localização de cada arquivo. Se a coisa fosse feita assim, os tempos atuais de milissegundos para subiriam para horas, talvez dias, num "revival" de volta ao tempo das carroças.

O problema:
De acordo com o programa Diskeeper 2008, o meu HD está utilizando 98% do espaço destinado ao MFT Com o Windows XP é fácil aumentar o tamanho do MFT através da barra "Frag Shield", porém no Windows Vista, o controle está desabilitado.


Fontes:
blogpaedia.com.br - matéria de origem, nossos agradecimentos.
Forum de discução Blogpaedia.
MFT (ntf) - site do desenvolvedor.

Um comentário:

Tatai disse...

gostei muito. Instalação fácil e rápida. Resolveu o problema de lentidão do meu PC. O que tinha de fragmentos era uma loucura.
Indico a todos.