10 de março de 2010

Foguete Falcon 9 da SpaceX faz prova de queima inicial dos motores e termina por abortar os testes.

  


Foguete Falcon 9. Crédito SpaceX.
SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation) aguardava apenas a liberação da palavra oficial sobre o que aconteceu com o teste de terça-feira 09/03/2010 hà 3,5 segundos para o lançamento do foguete Falcon 9. O teste abortado imediatamente após ter começado e a falha ao iniciar o sistema forçou o encerramento precoce do lançamento.

O Falcon 9 situa-se no Complexo de Lançamento 40 na Estação da Força Aérea no Cabo Canaveral, e no Centro Espacial Kennedy, (a cerca de 4 quilômetros de distância) um estrondo abafado foi ouvido no momento da ignição, 1:41 pm EST. "Hoje SpaceX realizada nossa primeira Static Fire para o veículo lançador Falcon 9," disse Emily shankin da SpaceX em um comunicado de imprensa. "Contamos até um T-2 segundos e abortamos a missão em Spin Start. Dado que este foi o nosso primeiro evento a abortar neste bloco, estamos decididos a dar uma boa olhada no foguete antes de tentar novamente. Tudo parece ótimo à primeira vista".

imagem por SpaceX
Uma webcam online em Spaceflightnow.com mostrou um lampejo e uma pequena nuvem de fumaça, e então nada. Outros observadores no local dizem que surgiu como se os computadores de vôo detectassem um problema e desligassem automaticamente os motores antes do teste, concluiram. O teste de queima é considerado um dos principais objectivos para o primeiro lançamento da Falcon 9, agora marcada para 22 de março, mas as autoridades dizem que o lançamento é mais provável ocorrer em abril.
imagem por SpaceX
Aqui está o relato de imprensa do lançamento do SpaceX:
Completamos a preparação da almofada no tempo e com boa execução.
A contagem regressiva integrada com a gama inclui controlos HoldFire, banda de telemetria-S, banda, banda C, e verificado a STF simulada.
Completamos hélio, oxigênio líquido (LOX), e cargas de combustível para dentro, em décimos de um por cento em condições de T-zero.
Tanques pressionados nominalmente e passamos a contagem de todos os terminais, software de vôo e verificações de terreno, e abortar software direito para baixo ha T-2 segundos.
Nós encontramos um problema com o sistema que começa a girar e abortado nominalmente.
Como parte do abortar, fechamos as pré-válvulas para isolar os motores do tanque de combustível e purgar os propulsores residuais.
As breves chamas vistas no vídeo são queimas de LOX e do querosene na almofada. Os motores não inflamaram e não houve incêndio no motor.
Nós detanked e asseguramos o veículo e a plataforma de lançamento. Análise preliminar mostra todos os outros sistemas necessários para atingir a ignição completa-se dentro da especificação. Todos os sistemas das outras almofadas trabalharam nominalmente. Inspeções serão concluídas hoje. As inspeções de amanhã serão compostas da análise de dados e atualizações de procedimentos. Commodities serão repondidas amanhã, incluindo as cargas TEB, LOX e entregas de hélio.
Verificaremos se possível fazer nova tentativa de queima estática em três ou quatro dias.

As medidas do foguete Falcon 9 são 47 metros (154 pés) de comprimento e 4 metros (12 pés) de largura, e para o próximo teste de lançamento da carga de queima será usado um protótipo da cápsula da empresa Dragon, desenvolvido para transportar equipamentos da NASA para a Estação Espacial Internacional.
Os nove motores Merlin 1C irão produzir cerca de 825.000 libras de empuxo total, cerca de quatro vezes a potência de um jato 747, com força total. Os motores consomem cerca de 3.200 libras de propulsores de oxigênio líquido e querosene por segundo, de acordo com a SpaceX.
Fontes:
Universe Today.com
SpaceX

Texto original em inglês, por Nancy Atkinson
Tradução, adaptação e inclusão de textos complementares por Mariangela Ghirotti.

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