14 de agosto de 2010

Web completa 20 anos: conheça a história.


Já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários

Há 20 anos, um cientista inglês chamado Tim Berners Lee sonhou com uma nova maneira de professores e pesquisadores trocarem informações ao redor do mundo. Ele mal sabia que essa idéia dele, a princípio restrita ao meio acadêmico, cresceria a ponto de ter mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URL´s e quase 2 bilhões de usuários, apenas duas décadas depois.
No início, tudo era diferente. O backbone entre Brasil e Estados Unidos era de 9 kbps. Ou seja, hoje, uma linha telefônica oferece 6 vezes mais velocidade do que toda a ligação entre os 2 países no final da década de 1980.





"Hoje não dá para fazer nada com isso, ninguém se contentaria. Texto é muito econômico se comparado com imagem. Dizem que a imagem vale mais do que mil palavras e deve valer mesmo. Então, na época a gente pensou que a imagem ia atravancar completamente a rede e que nós iríamos perder condição de transferir a informação de um lado para o outro - quando apareceu a web, em 1993. Por sorte, nessa época os meios de comunicação melhoraram muito. Por exemplo, no Brasil, a comunicação feita por Estados era feita por microondas de superfície. Torres com rádios microondas que a Embratel operava e que cobriam a costa do Brasil. É muito difícil eu ter banda nessa estrutura.

Quando apareceu a fibra óptica, aí sim a coisa muda, porque fibra óptica é infinitamente maior do que microonda de superfície. Então, com isso nós nos provamos enganados, na verdade é possível ter imagem e é possível ter vídeos. Certamente, se alguém perguntasse nos anos 1995 ou 1996 se era possível uma site como o YouTube, a resposta seria não", explica o diretor presidente do Nic.br, Demi Getshcko.

Em março de 1993, a Fundação de Ciências dos Estados Unidos decidiu que a rede não estaria mais restrita às instituições acadêmicas. Um mês depois, a tecnologia já estava disponível para quem quisesse utilizar.

"A internet, inicialmente, não tinha toda o componente web nela. Tinha correio eletrônico, tinha sites para FTP, tinha até o NET, que permitia a gente entrar numa máquina e controlar remotamente, mas não tinha a coleção de sítios que nós vemos e que surgiram com a world wide web, com a HTML e http", esclarece Getshcko.  continue lendo.

Fonte:
Editorial:
Pesquisa e edição final:
Mariangela Ghirotti.

Nenhum comentário: