3 de junho de 2010

Apple projeta iPhone que utiliza energia solar.

  

(Foto: Divulgação)
Fabricantes de aparelhos eletrônicos parecem querer tirar cada vez mais proveito da energia solar. Agora, foi a vez da Apple entrar com pedido de patente de um iPhone com bateria baseada em energia solar.
Diferentemente dos dispositivos de outras empresas que tiveram simplesmente alguns pequenos painéis solares acoplados, a empresa de Steve Jobs parece ter sugerido uma idéia um pouco mais elegante. De acordo com a patente divulgada, a companhia planeja colocar as placas coletoras de energia escondidas por baixo do display. Tudo para que o iPhone não fique muito diferente do que conhecemos hoje.

Uma das características que facilitou o projeto foi a mudança da parte traseira do smartphone para um material não metálico.
Veja abaixo exemplo do projeto patenteado pela Apple.
 
Apple registra patente para utilização de baterias especiais.
Esta tecnologia permitirá que iPhone e iPod funcionem com energia solar.
(Foto: Divulgação)

O iPod e o iPhone poderão funcionar no futuro com energia solar sem depender de cabos e energias não renováveis, graças a uma patente registrada pela Apple, e divulgada pela imprensa dos Estados Unidos. Segundo informações, a patente integra células fotovoltaicas em aparelhos eletrônicos portáteis com telas de LCD. A Apple não deu declarações sobre esta nova patente até o momento.

O texto do registro explica que "as células solares instaladas no aparelho fornecerão energia elétrica necessária para recarregar as baterias".

Concretamente, as células estariam localizadas sob as telas de LCD destes aparelhos, o que transforma o telefone celular iPhone, cuja superfície está ocupada quase totalmente por uma tela tátil, em um bom candidato para a aplicação desta nova tecnologia.


(Foto: Divulgação)
A integração de células fotovoltaicas solucionaria de uma forma ecológica os problemas de alto consumo de aparelhos eletrônicos portáteis, como os telefones celulares. A companhia, no entanto, não seria a primeira a experimentar a tecnologia.


Em 2007, o grupo americano Motorola desenvolveu uma tela para telefones celulares que permite a passagem de 75% da luz solar, o que possibilitaria a instalação de células fotovoltaicas debaixo dela.


Já a operadora de telefonia celular Vodafone anunciou em abril de 2008 planos para fabricar carregadores de celular que funcionariam com energia solar, dentro de seu projeto para reduzir em 50% suas emissões de CO2 até 2020.
Aguardamos novidades.

Fontes:


Leia também:
Blogs mostram como obter mais energia das baterias de iPods e Laptop

Navegador da Opera chega ao iPhone

Função multitarefa é destaque da nova versão do sistema operacional do iPhod

Apple apresenta novo sistema operacional para o iPhone nesta quinta

Editorial:
Pesquisa e edição final:
Mariangela Ghirotti.

Nenhum comentário: