5 de junho de 2010

IBM desenvolve chip de transmissão por luz

Chip usa luz para transferir dados em até 40 gigabits


A IBM criou uma tecnologia capaz de transferir informação em alta velocidade usando pulsos de luz no lugar de sinais elétricos. Divulgado na última quarta-feira, 03/03, o fotodetector nanofotônico avalanche tem grande rapidez e permite avanços na computação com a utilização de 20% a menos de energia que outros equipamentos.

A transmissão de dados alcança até 40 gigabits por segundo e utiliza suprimento de energia de 1.5 volt (o mesmo que uma pilha AA). O transporte dos sinais é feito por circuitos de silício, ao contrário dos sistemas atuais que usam fios de cobre.

Os pesquisadores pretendem criar uma interconexão óptica no chip para permitir o desenvolvimento de computadores com desempenho de exaflops, que equivale a 1.000.000.000.000.000.000 flops. Isso permite criar equipamentos até 600 vezes mais rápidos que o PC considerado o mais rápido do mundo atualmente, que alcança 1.75 petaflops ou 0.0175 exaflops.


A declaração foi decorrente de um estudo feito pelos cientistas Fengnian Xia, Yurii Vlasov e Solomon Assefa, onde foram utilizados pequenos circuitos de silício e germaninum. O objetivo foi utilizar pulsos de luz na transmissão de dados no lugar de sinais elétricos que percorrem os fios de cobre dos chips.

Segundo os cientistas, o aparelho utiliza o chamado "efeito avalanche" que ocorre no germaninum, onde os pulsos de energia liberam parte da carga, que por sua vez irá liberar outras, sucessivamente. Dessa forma, o sinal é amplificado.

O mecanismo para detectar sinais luminosos não é pioneiro, mas é o mais veloz da categoria: 40Gbps e, simultaneamente, multiplica os sinais em dez vezes.

Fonte:
Olhar Digital

Nenhum comentário: