10 de maio de 2009

Fique sabendo um pouco mais sobre a nova gripe suína

Com certeza de uns tempos para cá você já ouviu falar de gripe aviária, a famosa " gripe do frango", agora está nos noticiários de boa parte mundo a gripe suína, que por sua vez está sendo conhecida no Brasil como "gripe do porco"

A gripe suína é uma doença respiratória presente em porcos, ela é causada por um vírus chamado Influenza do tipo A que causa com regularidade a tal gripe nos porcos, mas de maneira ocasional esse vírus vem vencendo e ultrapassando barreiras, pois a gripe suína também está afetando a espécie humana.

Essa gripe atual que vem sendo relatada em alguns lugares do México, em países como EUA, Canadá e o primeiro caso foi constatado na Europa foi na Espanha, onde o vírus de qualquer tipo de gripe estão constantemente mudando. Os suínos podem ser contaminados por meio de gripe aviária ou até mesmo gripe humana, onde quando todos contaminam o mesmo animal (porco), pode acontecer uma mistura genética, ocasionando assim novos vírus, que misturam suíno, aviário e humano. No dado momento quatro tipos de vírus vem sendo cogitados em relação a gripe suínas, que são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1, todos do tipo A. Atualmente o vírus que está causando a gripe é H1N1.

Essa doença normalmente não infecta humanos, porém podem ocorrer mutações nos vírus que permitiram o contato na espécie, quase sempre os contágios se dão pelo contato direto das pessoas com os porcos, mas também já foram registrados casos em que o vírus passou a circular de humano para humano, isso aconteceu em uma série de casos no interior dos EUA no final da década de 80.

A transmissão pode ocorrer pela tosse e também pelo espirro de pessoas infectadas, assim como se fosse uma gripe tradicional. Mas não se espante ao pensar que comer a carne suína você pegará o vírus, isso não é verídico, mas o indicado ao se alimentar de carne de porco é cozinhá-la bem a uma temperatura de 70° C, onde isso faz com que o vírus seja exterminado e impedindo qualquer tipo de contaminação existente.

Nenhum comentário: