3 de junho de 2009

Lei Antifumo versus Lei Seca.

Rigor com o Tabaco e complacência com o Álcool.

Foi aprovado na última terça-feira, 07/04, o Projeto de Lei 577/08 que proíbe o uso de tabaco em qualquer ambiente fechado e coletivo.

Vejam o que vai mudar:

/> Agora, estamos aguardando uma lei tão rígida quanto para o uso do álcool. Psiquiatras garantem que o alcoolismo é tão prejudicial à saúde quanto o tabagismo. Milhares de indivíduos morrem todo ano em decorrência de seqüelas do uso crônico de etílicos e inúmeras famílias são dizimadas com sua força avassaladora. Veja o que diz a lei:

Segundo um estudo coordenado por estudiosos da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - o índice de mortalidade por consumo excessivo de álcool em 2002 chegou a 0,8 % nos homens e a 0.1 % nas mulheres.

Em 2002, no Brasil, 0,8% dos óbitos entre os homens e 0,1% entre as mulheres tiveram como causa básica direta o álcool. As estatísticas oficiais sobre mortalidade levam em conta apenas as perdas diretamente relacionadas ao consumo de álcool(intoxicação, psicoses, alcoolismo, cirrose hepática,etc.), quando não se podem ignorar as mortes que têm o álcool como fator contribuinte nos acidentes,homicídios e suicídios (Skog, 1986). Segundo Nemtsov (2002), em 1984, na Rússia, 32% de todas as mortes estiveram direta ou indiretamente relacionadas ao álcool, contrastando com os 3,1%dos registros oficiais.

Segundo dados colhidos no site da AMB – Associação Médica Brasil

eira - na atualidade o tabagismo concorre com 2,6% da mortalidade geral. Ou seja, os índices de mortalidade por tabagismo e por etilismo são muito próximos.

O alcoolismo é o diagnóstico campeão no ranking de internações psiquiátricas, correspondendo a 50 % em indivíduos do sexo masculino. e atinge cerca de 10 % dos adultos, conforme dados do CEBRID- Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas da Univeridade Federal de São Paulo (USP).

pt'>Fontes de Pesquisa: Jornais Globo, A Tarde, Correio da Bahia. Blogbloggs - Dra Juliana Sardinha, nossos agradecimentos.

Nenhum comentário: