31 de maio de 2009

O Cometa Verde – nova descoberta.

http://science.nasa.gov/headlines/y2009/images/greencomet/Jack-Newton1.jpg

http://science.nasa.gov/headlines/y2009/images/greencomet/skymap_north_lulin_06feb09.gif

Em 1996, um garoto de 7 anos na China, vê, refletido sobre o visor de um pequeno telescópio, algo que mudaria sua vida - um cometa flamejante de beleza, brilhante e com uma cauda ativa. 

Inicialmente ele pensou que o havia descoberto, mas desapontado descobriu que dois homens chamados "Hale" e "Bopp" tinham precedidos a ele. 

Dominando o seu desapontamento, o jovem Quanzhi Ye prometeu a si próprio que um dia encontraria o seu próprio Cometa.

E um dia, ele fez.

Avançaremos rapidamente para um verão à tarde, em Julho de 2007.

Quanzhi Ye, agora com 19 anos é estudante de meteorologia na Universidade Yat-sen, na China. Curvado sobre a sua secretária para traçar em preto e branco um campo estelar.

A foto foi tirada na noite anterior por Taiwan astrônomo Chi Sheng Lin, numa vigília do céu, no Observatório de Lulin.

Ye segue observa as imagens acompanhando com o dedo ponto a ponto e para. Uma das estrelas não era uma estrela, é um Cometa, e desta vez Ye vi-o primeiro.

Cometa Lulin, nomeado após o observatório em Taiwan, onde a foto foi tirada e feita a descoberta, se aproxima agora da Terra. de "É uma beleza verde que poderia tornar-se visível a olho nu em qualquer dia que passou", disse Ye.

  O astrónomo amador Jack Newton envia esta foto de seu campo de observação, no Observatório no Arizona:

O cometa torna a sua maior aproximação à Terra (0,41 UA), em fevereiro 24, 2009. As estimativas atuais peg o máximo de brilho na 4a ou 5. Magnitude, o que significa céu escuro país seria obrigado a vê-lo. Ninguém pode dizer com certeza, no entanto, uma vez que esta parece ser Lulin da primeira visita ao interior do sistema solar e sua primeira exposição à luz solar intensa. Surpresas são possíveis.

 

Lulin, sua cor verde vem dos gases que compõem a sua atmosfera.  ( a partir do núcleo do cometa contem cianogénio (NC: um gás venenoso encontrado em muitos cometas) e diatômico carbono (C 2). Ambas as substâncias produzem o brilho verde quando iluminado por luz solar, a curto-vácuo do espaço.

Em 1910, muitas pessoas ficaram em pânico quando astrônomos revelaram que a Terra iria passar pelo cianogénicos-ricos da cauda do Cometa Halley. Falso alarme: A delgada cauda do cometa não podia penetrar a densa atmosfera da Terra, e mesmo que tivesse penetrado, o que não houve, não havia quantidade suficiente de cianogénicos para causar problemas reais. 

O Cometa Lulin irá causar ainda mais problemas do que Halley fez. Na abordagem mais próxima, em finais de Fevereiro de 2009, Lulin passou a 38 milhões de milhas da Terra, totalmente inofensivo.

"A descoberta não poderia ter sido feito sem a contribuição de ambos os lados do estreito que separa os nossos países. Chi Sheng Lin e outros membros do Observatório Lulin pessoal me permitiu obter as imagens que queria, enquanto eu analisados os dados e considerou o cometa. "

"Espero que minha experiência possa inspirar outros jovens a prosseguir os mesmos sonhos estrelados como eu", disse Ye.

Fontes de Consulta:

Author: Dr. Tony Phillips | Credit: Science@NASA

Comet Lulin resources: ephemeris , 3D orbit , photo gallery 

Blog do Quanzhi Ye: continua a seguir o cometa em todo o céu noturno.

Veja suas experiências em Inglês e chinês: clique aqui.

Futuro da NASA: Exploração Espacial E.U. Política

 

Veja também:

Cometa Lulin - recursos: Ephemeris, órbita 3D, galeria de fotos

Nenhum comentário: